terça-feira, 20 de julho de 2010

¡Es ésta!


Cinema de novo. El secreto de sus ojos. Mais uma vez bateu... A historia de amor mal resolvida dura 25 anos, tão longa quanto os fantasmas de Benjamin Esposito/Ricardo Darin. Amor platônico no seu estado mais puro (nunca vi!).
A minha dura ha quase dez... Mas, sem ser platônica... No caminho para o cinema, o Mistral, passando pela Igreja Saint-Pierre de Montrouge, vi um casalzinho brigando. Cena rara nas ruas de Paris, embora role com mais frequência no verão... A menina demonstrava uma violência rara e o rapaz uma paciência que me chamou a atenção e que me lembrou a velha historia...
O filme cruza as tristes historias de amor de Esposito e de Morales. Esposito não consegue dizer o que sente para Irene, nem 25 anos depois. Morales tem o seu amor por Liliana arrancado pelas mãos de um sujeito covarde e macabro.
Bom seria se os nossos homens pudessem dizer o que sentem sem temer e que o TEMO pudesse sempre ser TEAMO.
Maravilhoso seria se mulheres nunca fossem mortas agredidas por homens covardes e macabros, como a Liliana da ficção e como a Eliza das nossas tristes paginas policiais.
E que que eu aprenda um dia a me resolver com o passado, a olhar para o futuro com complacência e a assumir que ¡es ésta!.

2 comentários:

  1. Lindo comentário, Aninha, costurando tudo, caramba! Este foi o melhor filme que vi nos últimos tempos, daqueles que dá vontade de ter em casa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei e me surprendi com os comentários sobre os filmes. Comovida com o que diz sobre o Valdo "que definitivamente nos deixou",; não sei quem é o Rafael que tão cedo também se foi. Linda a descoberta da beleza do cemitério, e a Vida que segue...
    Beijos de tu madre.

    ResponderExcluir