terça-feira, 27 de julho de 2010

Cemitérios

Eu nunca gostei de passear em cemitérios (Père-Lachaise, Recoleta, Saint-Louis, etc.) e nunca entendi direito quem o fizesse. Uma estética triste, um passa-tempo morbido, dizia eu...
Morei seis meses na rue Deparcieux, que da para o cemitério de Montparnasse. Nunca havia posto os pés por la. Até o outro dia.
Estava atrasada para ir para a Ecole (EHESS), não tinha Velib' disponivel (ahhhhhh, o verão...) e tive que ir quase correndo, a pé mesmo. Não moro longe, ainda no 14e, mas mais para o lado de Mouton-Duvernet... Corria andando e o caminho mais curto cruzava o tal cemitério de Montparnasse. La fui eu, meio sem-graça, quase pedindo desculpas, mas com pinta de esse-é-o-meu-quotidiano, e...



Eis que ja perto da minha saida e salvação, dei de cara com eles. Salve, salve! Fiquei impressionada com tamanha simplicidade, no meio de tantos mausoléus barrocos. Uma beleza! Nunca pensei que pudesse achar graça em pass(e)ar por um cemitério...

Nota aos desavisados: eu nunca gostei de J-PS (e sempre achei sua filosofia muito pretenciosa. Talvez por ser fã do Camus...). Ja a Castor... Se nasce Castor e não se aprende a sê-la! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário