sábado, 15 de janeiro de 2011

Por que você esta solteira?

Bem, essa perguntinha chata ja me foi feita algumas (milhares) de vezes...

No dia seguinte ao meu aniversario, meu amigo Nivio me deu um livro de presente dizendo ser uma brincadeirinha, pois em épocas de doutorado a gente não costuma ler nada além de obras acadêmicas.
O livro Como ser solteira/o (titulo adaptado, é claro!!!), de Liz Tuccillo (How to be single, no original, Record, 2010) - que confesso, num primeiro momento, me deixou meio perplexa, com raiva e triste com o meu amigo - se revelou um presente bem acertado: super divertido, leitura leve para quem quase so lê livros acadêmicos ;-) e revelador de uma "condição" que vai além-fronteiras.

De fato, a narradora, nova-iorquina da gema, decide escrever um livro sobre a solteirice através do mundo, depois de uma expêriencia desastrosa com suas amigas patricias e depois de levar uma lição de dignidade feminina (seja la o que isso queira dizer) dada por duas francesas durante uma madrugada, em um hospital de NYC. Julie, a narradora, sai pelo mundo para escrever sobre o assunto (e para encontrar consigo mesma -- lembram-se de alguém?!?). Cada capitulo em um lugar do mundo e sempre com contrapontos falando de suas amigas nos EUA. Se você conhece algum desses lugares, vai curtir mais ainda. No meu caso, foi so Paris e Rio (infelizmente! ;-). O mais engraçado foi ter lido o capitulo do Rio dois dias apos ter ido ao Carioca da Gema, onde Julie também vai....

Capitulo / Regra 1: Certifique-se de ter amigas - NYC - porque as amigas te ajudam a te levantar quando você esta no fundo do poço
Capitulo / Regra 2: Não dê uma de louca, independentemente de como esteja se sentindo, porque so ajuda a queimar o nosso filme - NYC - porque as amigas também podem se afundar junto contigo (mas so para te fazer companhia!) ;-)
Capitulo / Regra 3: Escolha no que vai acreditar e se comporte de acordo - Paris - a tragédia da princessa de Lohengrin (uma das operas da saga wagneriana) foi ter quebrado o acordo com o seu amado e por não ter acreditado até o fim...
Capitulo / Regra 4: Deixe-se levar (Mesmo que seja impossivel saber quando ou se vai terminar em desastre) - Roma - a vida nos apresenta cada dilema... e, às vezes, somos levadas a romper a regra 3 ....
Capitulo / Regra 5: Resolva toda a questão do sexo - quando quer, como conseguir, com quem fazer (mas certifique-se de que vai fazer de vez em quando; apenas minha opinião) - Rio - o titulo e o lugar dizem tudo!
Capitulo / Regra 6: Conforme-se com as estatisticas, porque não pode fazer nada a respeito (ou pode?) - Sidney - o que fazer quando a população de um lugar é composta por 2/3 de mulheres?
Capitulo / Regra 7: Admita que às vezes você se sente desesperada (prometo não contar para ninguém) - Bali - quem eu? jamais!!!!
Capitulo / Regra 8: Na verdade existem poucas pessoas que podem ter tudo, então tente evitar toda essa historia de inveja - Pequim - o que fazer quando a população de um lugar é composta por 2/3 de homens?
Capitulo / Regra 9: Não querendo pressionar, mas é melhor começar a pensar na coisa da maternidade (você não tem todo o tempo do mundo) - Pequim - putz, bateu de verdade, mas eu continuo sonhando com os meus 5 (cinco) - sim, cinco, por quê? - filhos!!!!!!!
Capitulo / Regra 10: Lembre-se de que às vezes existem coisas mais importantes que você e sua péssima vida amorosa E faça com que suas amigas te ajudem mais com sua péssima vida amorosa - Mumbai - Amigas/os são TUDO!!!! AMIGAS/OS HELP!!! SOS!!! ;-)  -- Agradecimento especial à Lill, organizadora do meu unico blind date. Emerson, doeu saber que você ja se foi... RIP.
Capitulo / Regra 11: Acredite em milagres - Reykjavik - Porque milagres acontecem todos os dias!!! (mais piegas, impossivel, mas é verdade, né?!)

Falei com varias/os de vocês sobre esse livro, terminei de lê-lo ontem à noite e gostaria de circula-lo para quem quiser ler. Quem sabe, no final de uma rodada entre as minhas amigas/os, não faça com que ele tenha um mana preciosissimo?

Regras do jogo: quem quiser ler o meu exemplar, me manda um e-mail com endereço completo (inclusive CEP). Eu envio o livro na base do "first come, first served". Dai, quem receber o livro, depois de lê-lo, o envia para a pessoa seguinte da lista (eu aviso quem é e qual é o endereço) - pelo correio, envie sempre, por favor, como carta registrada e com aviso de recebimento, para que o livro não se extravie, pleeeaaassseee.
Lembrem-se sempre que o livro me foi dado por um amigo querido e que eu, é claro, o quero de volta.
E' dada a largada e espero que aproveitem como eu o curti! ;-)

PS: Liz Tuccillo, a autora, é uma das roteiristas de Sex and the City. Eu não sou fã da série, alias nunca assisti um epsodio... Mas para quem conhece, esse dado pode despertar o interesse ou até desmotivar... Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário